Vantagens das lâmpadas de led

Conheça as vantagens das lâmpadas de led para hospitais e centros de saúde

Desde que nos lembramos, os hospitais e as instalações de saúde usam luminárias incandescentes e fluorescentes para iluminar quartos de pacientes, consultórios, corredores, banheiros, etc.

Essas luzes foram usadas por causa de facilidade na produção, pelos baixos custos e pela disponibilidade.

O que os gerentes das instalações hospitalares não conseguem perceber é que as luzes incandescentes e fluorescentes não são confiáveis ​​e podem ter muitos efeitos negativos nos pacientes.

Quando se trata de iluminação hospitalar, as lâmpadas e luminárias led são as melhores alternativas por vários motivos. Algumas destas motivações você verá adiante:

Temperaturas de cores e ritmo circadiano

As luzes led estão disponíveis em vários tons de branco. Essas tonalidades são chamadas de temperatura de cor correlacionada de uma lâmpada, medida em Kelvin, que é semelhante a graus em Celsius.

Diferentes temperaturas na escala kelvin representam cores diferentes. Por exemplo:

  • De 2.000k a até 3.500k: Laranja e amarelo;
  • De 3.500k a até 5.000k: Branco
  • De 5.100k a até 20000k: Branco azulado.

Durante o dia, a luz muda de uma cor branca quente ao amanhecer para um branco natural e depois ao branco frio à tarde, de volta para branco natural e, eventualmente, para uma cor branca ultra quente ao pôr do sol.

Nossos corpos estão acostumados a esse ciclo de luz. Luzes artificiais que se desviam do ciclo de iluminação natural podem prejudicar nossos ritmos circadianos.

Diferentes tipos de luz desencadeiam efeitos fisiológicos. A azul ou branca, semelhante a uma iluminação brilhante do meio-dia, suprime a melatonina e aumenta a serotonina; essa luz é ótima para atividades.

Por outro lado, a luz vermelha / laranja desencadeia melatonina na preparação para dormir. Se tudo estiver em equilíbrio, o corpo gerará dopamina, serotonina, cortisol e melatonina nas quantidades certas, na hora correta do dia.

Nos hospitais e centros de saúde é importante que os pacientes e a equipe tenham acesso à luz branca fria, semelhante à iluminação do dia. Vários estudos documentaram a importância da luz na redução da depressão, diminuição da fadiga, melhoria da atenção, modulação dos ritmos circadianos e tratamento de condições em bebês.

Além disso, a presença de janelas no local de trabalho e o acesso à luz do dia foram associados a uma maior satisfação com o ambiente de trabalho.

As janelas são o melhor método para acessar a luz do dia, mas as luzes brancas e frias de led – junto com as temperaturas de cor certas nos momentos certos – podem ter o mesmo efeito no corpo.

Temperaturas de cores mais quentes levam à liberação de melatonina, que causa sonolência. Isso é apropriado durante o horário de dormir, mas causa problemas para quem precisa ficar acordado, como enfermeiros e médicos durante a noite.

A introdução de luz branca natural ou fria em corredores, salas de cirurgia e postos de enfermagem pode ajudar a equipe do hospital, especialmente os trabalhadores noturnos, a se sentirem mais alertas e energéticos.