Vantagens da iluminação led ao ensino em escolas

Vantagens da iluminação led ao ensino em escolas

Leds (luzes de diodo emissor de luz) oferecem muitos benefícios para residências ou empresas como eficiência energética, durabilidade, flexibilidade e melhoria da qualidade geral da iluminação.

Em particular, as escolas de ensino fundamental e médio costumam ver melhorias no desempenho acadêmico após a atualização para as luzes led.

Se você trabalha em escola e procura uma maneira econômica de melhorar a experiência de aprendizado de seus alunos investir na tecnologia led representa um caminho crucial para alcançar esses objetivos

Melhor desempenho escolar

Um dos benefícios mais importantes da instalação de luzes led nas salas de aula é o melhor desempenho acadêmico dos alunos.

Vários estudos descobriram que leds podem ser ajustadas para imitar a luz natural, que é conhecida por melhorar a concentração e aumentar a capacidade de aprendizado.

As luzes led podem ser ligadas para enfatizar as iluminações branca e azul, o que aumenta a produtividade e a concentração.

Os alunos mais jovens tendem a ter dificuldade em se concentrar no início da manhã. A iluminação led pode ajudar a mudar seus ritmos biológicos naturais para superar o cansaço no início da manhã e começar bem o dia!

Pesquisadores descobriram que luzes de led podem aumentar as habilidades cognitivas e reduzir taxas de erro dos alunos.

Palavras do especialista

Um estudo conduzido pelo professor Michael Markwork, da Universidade de Hamburgo, investigou os benefícios da luz led no comportamento de aprendizagem. Esta investigação acadêmica envolveu 20 professores e 200 jovens, com idades entre 9 e 17 anos.

Nas salas de aula do grupo de teste se instalou iluminação dinâmica permitindo que os professores ajustassem as luzes para um ambiente adequado a cada atividade de aprendizado ou hora no dia.

Nesta experiência os professores puderam escolher entre quatro esquemas de iluminação predefinidos diferentes:

Normal

Configuração adequada para atividades regulares na sala de aula.

Energia

Configuração para revigorar os alunos quando eles precisam ser mais ativos, como no início do dia escolar ou após o almoço.

Foco

A configuração do foco foi projetada para ajudar os alunos a se concentrarem em tarefas desafiadoras.

Calma

Essa quarta configuração foi projetada para relaxar os alunos durante tarefas individuais ou momentos de silêncio.

Ao contrário da maioria dos sistemas de iluminação, que vêm com uma saída de luz e clima de cor fixas, cada um desses esquemas tinha uma saída de luz e temperatura de cor diferentes.

Interessante notar que led é uma ótima opção para configurações que exigem flexibilidade. Os resultados do experimento indicam que:

  • Alunos aumentaram a velocidade de leitura em até 40% na média.
  • Os alunos reduziram erros de ortografia em 49%.
  • Quando os professores deram aos alunos problemas matemáticos para resolver usaram o esquema de iluminação calmo, que reduziu a hiperatividade dos jovens em 77%!