Iluminação escolar

Iluminação escolar: Por que leds são melhores do que fluorescentes?

Antes da década de 1920 as escolas eram iluminadas pela luz do dia, pois a iluminação artificial não estava disponível na época.

Então, de 1920 até 1947 houve um movimento de “ar livre” nas escolas, pelo qual os arquitetos incorporaram espaços naturais em seus projetos.

Com o bem-estar fisiológico e psicológico de seus alunos em mente, muitas escolas implementaram exercícios físicos e atividades ao ar livre.

Porém, neste período pós-guerra, as escolas começaram a mudar o foco para iluminação, acústica, aquecimento, ventilação e outros elementos nos desenhos arquitetônicos. Foi aí que as luzes fluorescentes se tornaram utilizadas nos sistemas de iluminação escolar em massa.

Led: O início de uma nova era

No entanto, nos últimos anos, estudos têm mostrado que a iluminação fluorescente tem vários efeitos adversos nos alunos, o que motiva as escolas a substituírem a iluminação fluorescente por lâmpadas led.

Os pesquisadores também realizaram vários estudos relacionados à iluminação no campo da saúde. Pesquisas sobre os efeitos levaram ao desenvolvimento de práticas utilizadas para melhorar o desempenho da equipe e o bem-estar dos pacientes.

Agora as escolas estão usando iluminação led com altas temperaturas de cor para manter os alunos alertas para apoiar o humor, a cura e o bem-estar dos jovens.

À noite, os hospitais também estão diminuindo as luzes nas áreas dos pacientes e ajustando às temperaturas de cores mais quentes, indicando períodos de descanso para funcionários, pacientes e familiares.

Os pesquisadores descobriram que essas práticas promovem a melhoria da qualidade do sono dos alunos de escolas e pacientes de hospitais.

Em nome do meio ambiente

As luzes fluorescentes também podem causar interrupções no dia escolar se quebrarem ou danificarem por danos resultantes de pequenas quantidades de mercúrio contido nas lâmpadas.

Em resposta, diversas agências ambientais do mundo estabeleceram regras específicas para escolas que precisam substituir lâmpadas fluorescentes quebradas.

Se uma lâmpada fluorescente quebrar durante o horário escolar a escola deve ser evacuada até que todos os vestígios de mercúrio sejam removidos das instalações.

Com a iluminação led esse tipo de interrupção nunca ocorreria porque as luzes não contêm materiais perigosos encontrados nas lâmpadas fluorescentes.

Mais economia nos custos

As escolas que optarem por instalar os leds não devem ver apenas um aumento no desempenho acadêmico – elas também terão uma conta de energia reduzida.

Ao contrário das luzes fluorescentes leds são livres de mercúrio e recicláveis, o que os torna a opção de iluminação mais ecológica.

Os leds consomem menos energia do que qualquer outro tipo de iluminação disponível no mercado, o que significa custos de energia e manutenção reduzidos substancialmente.