Iluminação escolar com led

Iluminação escolar com led favorece tecnologia e saúde das escolas

Departamento de Energia dos EUA descreveu a iluminação integrada de led de última geração para salas de aula como um sistema excepcional, eficiente em termos de energia, ajustável e regulável.

O relatório enfatiza que a iluminação na sala de aula deve oferecer flexibilidade para acomodar diferentes métodos de ensino.

A iluminação led é considerada um dos principais componentes de edifícios inteligentes. Os avanços atuais na área incluem sensores incorporados e recursos de rede que permitem a otimização em salas de aula, auditórios ou outras áreas.

Quais são os benefícios da iluminação escolar para a saúde?

As lâmpadas fluorescentes não são apenas um desperdício de energia. Elas podem prejudicar sua saúde e bem-estar. A substituição das luzes fluorescentes pela iluminação led em ambientes educacionais está associada a diversos benefícios saudáveis.

Menos chances de contaminação

A instalação de luminárias led pode reduzir o risco de exposição a contaminantes nocivos, agentes cancerígenos prejudiciais ao sistema nervoso, imunológico e endócrino, frequentemente presentes nos reatores fluorescentes.

Embora todos esses reatores tenham potencial de vazamento ou ruptura, alguns deles também são conhecidos por emitir pequenas quantidades de agentes durante seu uso normal.

A tecnologia de iluminação fluorescente desatualizada contém outro contaminante mais familiar: Mercúrio, ativo quando a corrente elétrica passa pelo tubo de contenção de vidro.

Dependendo de como você está exposto ao contaminante ele pode entrar no seu corpo através da pele ou dos pulmões. Se um tubo fluorescente quebrar, qualquer pessoa próxima corre o risco de contaminação por mercúrio, o que torna os tubos fluorescentes um sério risco à segurança nas escolas.

O mercúrio também é perigoso porque produz luz UV, cuja radiação pode danificar os tecidos da pele ou dos olhos que se expostos por muito tempo a catarata pode se formar, assim como a degeneração macular (causa mais comum de cegueira) também tem chances de ocorrer.

Mais qualidade na iluminação escolar

Com leds há melhoria no desempenho visual e conforto. O brilho junto à cintilação são dois problemas associados a luzes desatualizadas, podendo afetar os professores ou alunos.

Há menos irritação para estudantes autistas: Estes alunos são suscetíveis aos efeitos nocivos da iluminação fluorescente, incluindo uma sensibilidade aumentada ao direcionamento de luz.

Isso pode levar a fadiga ocular, dores de cabeça e um aumento no comportamento repetitivo ou compulsivo.

Por outro lado a iluminação led é resistente ao efeito de cintilação, o que a torna uma excelente opção para os corpos dos estudantes de educação especial.