Iluminação de led

Iluminação de led: Vantagens e desvantagens

Com tanta ênfase sendo colocada hoje no meio ambiente não é nenhuma surpresa que os proprietários de edifícios e empreiteiros estejam se voltando para os produtos mais “verdes” que podem encontrar.

No caso da iluminação o led é a escolha favorável pois a sua eficiência energética e respeito pelo ambiente começa a ajudar quem quer fazer a sua parte no mundo.

No entanto, assim como com qualquer produto, existem vantagens no uso de iluminação led e desvantagens. Para tomar uma decisão informada sobre qual produto é o melhor para o seu próximo projeto vale conhecer todos os fatos para poder fazer uma comparação inteligente.

O lado positivo da iluminação de led

É estimado que uma lâmpada led oferece 94% de eficiência energética quando comparada à lâmpada incandescente tradicional. Isso significa que quando led é ligado, cerca de 90% da energia usada para iluminar serve para fazer a luz, enquanto os outros 10% são emitidos como calor.

Embora possa parecer muito, não é quando você compara com uma lâmpada incandescente onde está o oposto direto: 20% da energia vai para a luz e 80% emitidas como calor.

Há uma grande economia tanto em termos de energia usada quanto de dinheiro gasto com eletricidade. Além disso, o fato de a lâmpada emitir muito menos quentura evolui a segurança.

Uma lâmpada led precisa de menos eletricidade para funcionar. Por exemplo, a lâmpada incandescente de 60 watts usa cerca de 600kWh de eletricidade. No entanto, uma lâmpada comparável precisa usar apenas cerca de 60kWh de eletricidade.

Outra vantagem é que led tem uma vida útil longa. Por exemplo, uma lâmpada incandescente padrão dura 1.400 horas e, em média, a lâmpada fluorescente dura cerca de 20 mil horas.

No entanto, algumas lâmpadas led podem durar até 99 mil horas. Não apenas a longa vida útil significa que você não precisa comprar muitas delas, mas também simboliza ser possível reduzir os custos de mão de obra, pois não é preciso pagar ninguém para trocas constantes.

O lado negativo da iluminação led

A maior desvantagem que a iluminação led é o preço. Por exemplo, uma unidade chega a custar entre 50 reais, enquanto as lâmpadas incandescentes custam alguns reais. No entanto, é importante lembrar que, a longo prazo, as lâmpadas led são muitas vezes a escolha mais econômica devido à eficiência energética e longa vida útil. 

Outro possível contra o uso de iluminação led é sua capacidade de criar luz branca. No passado, isso às vezes fazia com que a cor emitida por uma lâmpada led fosse um pouco azulada demais.

Além disso, os próprios leds podem começar a se degradar em termos da qualidade de cor da luz produzida. E em lâmpadas mal projetadas isso também pode levar a oscilações, perda de brilho e luz desequilibrada.